quarta-feira, 19 de novembro de 2008
CURSO DE PEDAGOGIA
VIII PERÍODO
JAQUELINE CRISTINA DE LIMA PEREIRA
PROPOSTA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
Imperatriz
2008
JAQUELINE CRISTINA DE LIMA PEREIRA
PROPOSTA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
Proposta apresentada para obtenção de nota da disciplina Informática Aplicada à Educação, ministrada pela professora Arlete Fragas da Faculdade de Imperatriz.
Imperatriz
2008
1 - Introdução
A tecnologia esta cada vez mais conquistando seu espaço. Sua utilização se faz presente no cotidiano da maioria das pessoas,seja no trabalho, em casa, no local de estudo, como entretenimento dentre outras formas de uso. Hoje o uso de tecnologias, em especial o computador, é mais que necessário, visto que o uso dessas tecnologias facilita muito a vida do ser humano.
Vale ressaltar que a sociedade cuja estamos inseridos nos mostra que temos que sempre estar em busca de novas informações, pois a tecnologia muda constantemente, exigindo uma formação contínua do profissional, de maneira que o mesmo tenha subsídios suficientes para incorporar tantas informações, construindo sua identidade profissional da melhor maneira. A rapidez com que a tecnologia evolui e a complexidade desse avanço é realmente de difícil mensuração, pois ela transforma inteiramente vários processos e causa verdadeira revolução nas relações em nossa sociedade,.
A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vêm acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, o que se faz necessário desenvolver atividades didático- pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade.
O campo pedagógico, ou seja, a educação aliada aos avanços tecnológicos só tem a contribuir positivamente para uma boa educação. Portanto os profissionais da educação devem se preparar para atender as exigências da nova era da educação, que é aliar a grade curricular aos recursos tecnológicos com o objetivo de propiciar uma educação de qualidade para todos e ao mesmo tempo preparando o individuo para uma vida cidadã crítica.
2 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
A inteligência do ser humano é nata, a partir desta afirmação vemos que cabe a escola, em especial o professor, ser o mediador do conhecimento cientifico, como também cabe aos mesmos desenvolver as diversas aptidões e inteligências que está intrínseca em cada ser humano, por meio de métodos diversificados, afinal o ser humano tem suas peculiaridades as quais a escola deve procurar atender a todas, seja através de um currículo bem elaborado, de um ambiente favorável a aquisição da aprendizagem e de recursos materiais e humanos propícios todos os alunos. A escola tem que exercer sua função preparando indivíduo para a vida em sociedade.
O uso de recursos tecnológicos, como o computador, DVD, TV, data show dentre outros, no campo educacional é muito significativo, pois a tecnologia oferece meios de dinamizar as aulas, fazendo com os alunos se interessem pelas aulas e conseqüentemente aprendendo o conteúdo exposto.
Os recursos tecnológicos só vêm contribuir para que a educação exerça seu papel com mais êxito. Os recursos tecnológicos oferecem bastante vantagens para o campo educacional, pois torna as aulas mais diversificadas atraindo a atenção dos alunos em sala de aula. Neste sentido é importante que o governo ou instituições privadas promovam cursos de qualificação profissional no aspecto tecnológico, levando aos profissionais de escolas explorar de maneira positiva o que a informática pode trazer de benéfico para o seu trabalho.
Utilizado como ferramenta cognitiva, o computador tornou-se mais um elemento para expandir o conhecimento humano, tendo como ponto positivo, sua grande flexibilidade de adaptação ao ritmo da aprendizagem individual de cada aluno. Assim, a educação na era da informática exige um novo paradigma: pensar, analisar, concluir, inferir, interpretar. Este paradigma traz a perspectiva de aproximar a educação do novo perfil do aluno: valorização não só da aquisição do conhecimento, mas, principalmente, das habilidades do pensamento. De acordo com Stahl (1991, p.5), o uso dos computadores está obrigando a repensar como se realiza a aquisição do conhecimento, e a tratar o processo ensino-aprendizagem numa abordagem construtiva, na qual os alunos criam, exploram, e integram conhecimento.
O computador é usado por professores e alunos como um instrumento capaz de realizar tarefas úteis. Esse tipo de uso reflete a maneira como são utilizados na maior parte da sociedade. Essas ferramentas são extremamente versáteis, tendo aplicação em todas as áreas do currículo escolar, podendo ajudar alunos em suas atividades de escrita, cálculos, desenhos, entre outras.
3 - ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
3.1 Informática na Escola, Papel e Procedimento da Gestão.
A tecnologia está presente em qualquer lugar, mesmo quando não percebemos Afinal tecnologia não se ressume em objetos eletrônicos, mas sim em objetos simples que fazem parte do nosso cotidiano como uma caneta.
Os recursos tecnológicos alem de importantes são necessários para que a aprendizagem seja mais significativa, mas não basta apenas tê-los é necessário saber usá-las, tornando as aulas mais criativas e dinâmicas.
O gestor é uma peça fundamental para que os recursos tecnológicos existentes na escola sejam utilizados pelos professores. Cabe a ele incentivar o uso desses materiais e também oferecer ou estimular aos profissionais da educação existente em sua escola cursos de formação e atualização, pois sabemos que as inovações no campo tecnológico mudam a cada segundo. O gestor deve ter consciência da utilidade de materiais tecnológicos no setor pedagógico, para então conscientizar os professores de tal importância para melhorar o aproveitamento das aulas, para uma aprendizagem significativa e eficaz e também para despertar a curiosidade dos alunos evitando que eles fiquem dispersos durante as aulas, ficando focado somente no conhecimento cientifico.
Porém a realidade inclusive nas escolas publica não se constata a utilização dos recursos tecnológicos o que é um fator negativo para a aquisição do conhecimento do aluno. Já que temos, por que não usá-los? Os materiais tecnológicos existem nas escolas, seja ela publica ou privada, e podem ser utilizadas em qualquer serie, desde o maternal até o maior grau de educação cientifica, cabe ao professor adaptar e ter subsídios suficientes para usar em qualquer série, desde que consiga obter o principal objetivo da educação formal que é efetivar o conhecimento.
Enfim, cabe ao corpo docente, em especial ao gestor lutar para que cada vez mais a tecnologias estejam presentes em sua escola, cabendo aos mesmos adequar esses materiais à realidade e as condições gerais de sua escola. Não é suficiente ter esses recursos trancados em salas exclusivas, é de suma importância para a aprendizagem o acesso aos mesmos. O professor deve saber manusear esses recursos, então vale ressaltar que eles devem procurar qualificações para que possam utilizar os recursos existentes ao seu alcance, não ficando parado, mas sempre procurando se informar mais estando apto a exercer tal função.
3.2 Informática na Sala de Aula – Uso Pessoal e Didático pelo Professor
É de suma importância que o professor participe de cursos de aperfeiçoamento, pois só assim ele terá subsídios para transformar a sala de aula, que nem sempre está bem estruturada, em um ambiente favorável para sua prática juntamente com o uso de recursos tecnológicos como a internet. Esta ultima nos oferece um mundo de vantagens que qualquer educador, desde que esteja preparado, pode utilizar em sala de aula.
Cabe ao professor adotar uma nova postura na sua práxis, se adaptando às exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. O cenário atual requer a superação do método da transmissão de conhecimentos do professor para o aluno, além da ruptura da segmentação e do fracionamento para a busca de um ensino mais contextualizado e, por conseguinte, mais adequado às exigências do mundo do trabalho.
Para que seja valida utilização de recursos tecnológicos, é necessária a incorporação de recursos técnico-pedagógicos e metodológicos. diante de toda a complexidade desse cenário tecnologicamente avançado, os professores precisam empreender esforços para não só se inteirarem das formas de uso dessas ferramentas tecnológicas, mas também para identificar, nas potencialidades desses recursos, quais as implicações que elas trarão à sua postura profissional, ao seu trabalho docente e ao seu papel como educador. A Internet é ótima para professores inquietos, atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais.
A disseminação dos cursos online deve ser um grande canal para que os professores testem, façam experimentos, criem, sempre no sentido de melhorar o processo ensino - aprendizagem. O desenvolvimento tecnológico oferece uma grande oportunidade para aqueles que se interessa em buscar coisas novas, que primam pela renovação e pela melhora contínua.
O papel do professor é orientar os alunos nos estudos da disciplina pela qual é responsável, esclarecendo dúvidas e explicando questões relativas aos conteúdos, mas não somente isso. Ele deve fazer com que os alunos busquem e que não esperem uma resposta já decifrada, pois é precisamente esta situação que eles vão encontrar na vida e no trabalho. No mundo globalizado o seu papel no processo educacional não perde sua essência, o professor deve ser flexível, não se restringindo somente à sala de aula.
3.3 Internet como Recurso Didático e Tecnológico
A Internet é mais um recurso onde se podem encontrar vários tipos de aplicações educacionais. Os recursos da Internet aplicados no ambiente educativo podem contribuir qualitativamente no desenvolvimento de novas posturas educacionais. Entretanto, para que ela possa ser usada pedagogicamente, é fundamental que o educador domine esta tecnologia para que possa explorá-la adequadamente.
O computador está chegando às escolas, colaborando para a dinamização das atividades técnico-administrativas e principalmente começando a entrar na sala de aula. No Brasil, o número de escolas que dispõem de computadores é pequeno, entretanto a cada dia são descobertas novas maneiras de utilizá-los como recurso didático-pedagógico.
O uso do computador nas escolas envolve modificações no sistema educacional, como também na percepção do professor de transformar a informação em conhecimento e em sabedoria para que a internet com a educação exerça fator positivo e significativo na transmissão de conteúdos.
3.4 ANALÍSE DOS SITES
http://www.ipae.com.br/tecnoeduca.htm
Este site retrata sobre a tecnologia em educação, como também o desenvolvimento dessas tecnologias e a aplicação à educação. Ele me auxiliou na construção deste texto.
http://www.emack.com.br/info/download/softwares. php
Esse site é interessante, nele podemos encontrar softwares educacionais, como também espaço com os jogos para que o educando e os educadores possam se descontrair, aprendendo de maneira diversificada.
http://www.redescola.com.br/kids/index.php?opition=com_content&task=blogcategory&id=22&Itemit=38
Este site oferece várias possibilidades de aprendizagem por meio de unidades didáticas que apresentam contribuições de trabalho dos conteúdos da educação infantil, onde tem alternativas de interatividade.
http://sitededicas.uol.com.br/projetos.htm
Esse site é muito importante, nele estão disponíveis modelos de projetos educacionais de diversos temas, que podem auxiliar o professor no seu cotidiano.
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
Este site mostra como o educador pode trabalhar no laboratório de sua escola alguns jogos educativos fáceis de serem manuseados, possibilitando ao aluno desenvolver seu raciocínio lógico, atenção e percepção.
http://rafaelnink.com/blog/2008/02/29/lista-de-softwaress-educacionais/
O site oferece diversas dicas de softwares que os educadores podem utilizar no seu na sua pratica escolar, promovendo atividades que estimulem o aluno a aprender, desenvolvendo suas aptidões.
http://www.nestle.com.br/maisdivertido/
Esse site possibilita que a criança a interaja com o mundo virtual por meio de objetos e alimentos do seu cotidiano, através de brincadeiras. Neste a criança pode ganhar brindes, como também interagir com educadores, pais, e pessoas de outros lugares.
http://smilinguido.com.br/home.php
Este site ressalta valores divinos, nele a criança pode conhecer de forma criativa a história de Jesus. Podendo a criança fazer parte da turma do smilinguido.
4 - CONCLUSÃO
Nos dias de hoje é de suma importância à utilização da informática no campo educacional, portanto é bastante significativa a utilização da mesma na escola, visto que ela nos oferece recursos bastante variados e amplos o qual, aliado à educação só tem a contribuir de maneira positiva para o aprendizado do aluno e também ajuda o professor a fazer com que a aula seja mais dinâmica e inovada.
Para que seja válida a junção da tecnologia com a educação é necessário que o professor se qualifique para ter conhecimento sobre este aspecto, possuindo meios de fazer um bom planejamento e por em prática, como também analisar se os objetivos propostos estão sendo alcançados de fato.
Nós educadores temos que usar o grande trunfo que a internet nos oferece que é despertar a curiosidade dos alunos durante as aulas, desenvolvendo o senso crítico, estimulando a pesquisa, inclusive a cientifica.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
comentario sobre a pagina da revista Nova Escola
Apesar da correria dos professores é importante tirar um tempo para ler um pouco em sites destinados a educaçao como a nova escola,isso evita que o professor gaste dinheiro comprando revistas impressas e que ele possa desfrutar dessas matérias em seu lar ou onde quer que esteja,contribuindo também para evitar o disperdício da natureza,já imaginou a quantidade de papel que se usa numa revista?
Proposta de atividade de Informatica(opçao 1)
INFORMÁTICA
A tecnologia está presente em qualquer lugar, mesmo quando não percebemos, Afinal tecnologia não se ressume em objetos eletrônicos mas sim em objetos simples que fazem parte do nosso cotidiano como uma caneta.
Os recursos tecnológicos alem de importantes são necessários para que a aprendizagem seja mais significativa, mas não basta apenas tê-los é necessário saber usá-las,tornando as aulas mais criativas e dinâmicas.
O gestor é uma peça fundamental para que os recursos tecnológicos existentes na escola sejam utilizados pelos professores. Cabe a ele incentivar o usos desses materiais e também oferecer ou estimular aos profissionais da educação existente em sua escola cursos de formação e atualização, pois sabemos que as inovações no campo tecnológico mudam a cada segundo. O gestor deve ter consciência da utilidade de materiais tecnológicos no setor pedagógico, para então conscientizar os professores de tal importância para melhorar o aproveitamento das aulas, para uma aprendizagem significativa e eficaz e também para despertar a curiosidade dos alunos evitando que eles fiquem dispersos durante as aulas, ficando focado somente no conhecimento cientifico.
Porém a realidade inclusive nas escolas publica não se constata a utilização dos recursos tecnológicos o que é um fator negativo para a aquisição do conhecimento do aluno. Já que temos, por que não usá-los? Os materiais tecnológicos existem nas escolas, seja ela publica ou privada, e podem ser utilizadas em qualquer serie, desde o maternal até o maior grau de educação cientifica, cabe ao professor adaptar e ter subsídios suficientes para usar em qualquer série, desde que consiga obter o principal objetivo da educação formal que é efetivar o conhecimento.
Enfim, cabe ao corpo docente, em especial ao gestor lutar para que cada vez mais a tecnologias estejam presentes em sua escola, cabendo aos mesmos adequar esses materiais à realidade e as condições gerais de sua escola. Não éw suficiente ter esses recursos trancados em salas exclusivas, é de suma importância para a aprendizagem o acesso aos mesmos.O professor deve saber manusear esses recursos, então vale ressaltar que eles devem procurar qualificações para que possam utilizar os recursos existentes ao seu alcance, não ficando parado mas sempre procurando mais conhecimento.
O campo pedagógico, ou seja, a educação aliada aos avanços tecnológicos só tem a contribuir positivamente para uma educação de qualidade.